“Todos os nossos comportamentos e atitudes diárias são realizados em busca de prazer ou para evitar dor” (Tony Robins). Sempre.
Quando temos um comportamento indesejado, pode saber que algum ganho (consciente ou não) bom, confortável e de grande valor pessoal está sendo mantido por trás dele. Já se perguntou assim: “Eu odeio quando faço tal coisa, mas não consigo evitar?” Pois é, saiba que com esse comportamento você está ganhando algo e seu cérebro já descobriu isso e age no “automático”.
Alguns profissionais fazem centenas de cursos, dominam teorias e técnicas ( isso é ótimo), mas, apesar disso, sentem que não estão no lugar onde deveriam estar. Quantos já se sentiram ser mais competentes que o chefe em determinado aspecto? A grande questão é que não paramos pra analisar que para ter determinadas posições na empresa é preciso mais que competência. Antes de mais nada, se faça a seguinte pergunta: É isso que eu REALMENTE quero? Profissionalmente, qual é a vida que você sempre quis?
É impossível pensar numa vida profissional ideal sem pensar em auto-conhecimento – E isto implica em conhecer (inclusive) quais são os seus VALORES. Tomamos inúmeras atitudes todos os dias e por trás de cada uma delas tem um valor envolvido.
A identificação de valores pode ser feita numa sessão de coaching através de perguntas (como quase tudo) que fazem pensar e descobrir o que realmente é importante pra você.
"Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem superficial que nos esmaga". Lya Luf
Conhecer-se é fundamental para alcançar seus objetivos e implica em saber (inclusive) quais são seus valores e o que você é capaz de suportar em determinada posição. As pressões do dia a dia, a cobrança, são fatores a serem pesados. A despeito de todos os cursos que você já fez, (e eu não estou dizendo aqui que isso não é importante, porque é), você consegue definir, com clareza, por exemplo:
- Em que circunstâncias você produz muito bem e em que outras você bloqueia, ou reage mal?
- Sabe claramente quais são suas fraquezas e fortalezas, o que te prejudica e te fortalece, e consegue trabalhar nelas, tirando vantagem do melhor e minimizando ou eliminando as possíveis perdas ou dores?
Quantas pessoas você conhece que conseguem fazer isso? Quantas sequer conhecem suas forças e fraquezas, ou até mesmo seus valores? O que é importante na sua vida - de verdade?Aposto que pouquíssimas. Não seria interessante descobrir por que tomamos determinadas atitudes, ainda que indesejadas, para saber que ganhos temos tido e manipular nossa vida de tal forma que consigamos ter os mesmos ganhos, mas da forma correta sem nos prejudicar? Não seria melhor assim? E como se faz isso? Quer um pequeno "test drive"?
Vamos lá! (Anote que será melhor)
- Pense em um comportamento indesejado que você tem às vezes, mas não gostaria de tê-lo, pois lhe traz "prejuízos, incômodos". (uma atitude, uma reação, um gesto...)
- Dê um tempo e pense ... Imagine-se no tal comportamento.
Eu não gosto quando ........................
- Agora pense: Se apenas esse comportamento pudesse lhe trazer algo de positivo, o que seria? O que você ganha quanto se comporta dessa forma?
Que ganho é esse? Por que ele é importante pra você? Como você poderia mantê-lo tomando atitudes diferentes? Quais?
-E agora reflita honestamente com base resposta acima e escreva:
Um valor importante pra mim é ...................................
- Como você poderia ter este mesmo ganho, e ainda assim agir de uma maneira que lhe favoreça mais?
"Faça com você, o mesmo que as grandes empresas fazem com os seus produtos: Identifique as suas qualidades e trate de reforçá-las."
Antes de desejar um cargo, uma carreira ou até mesmo uma profissão, avalie seus valores e conclua se essa é a vida profissional que você realmente quer, alinhe-se com a vida e sucesso!
Até a próxima!