terça-feira, 16 de agosto de 2011

Seus valores estão alinhados aos seus objetivos?

“Todos os nossos comportamentos e atitudes diárias são realizados em busca de prazer ou para evitar dor” (Tony Robins). Sempre.

Quando temos um comportamento indesejado, pode saber que algum ganho (consciente ou não) bom, confortável e de grande valor pessoal está sendo mantido por trás dele. Já se perguntou assim: “Eu odeio quando faço tal coisa, mas não consigo evitar?” Pois é, saiba que com esse comportamento você está ganhando algo e seu cérebro já descobriu isso e age no “automático”.

Alguns profissionais fazem centenas de cursos, dominam teorias e técnicas ( isso é ótimo), mas, apesar disso, sentem que não estão no lugar onde deveriam estar. Quantos já se sentiram ser mais competentes que o chefe em determinado aspecto? A grande questão é que não paramos pra analisar que para ter determinadas posições na empresa é preciso mais que competência. Antes de mais nada, se faça a seguinte pergunta: É isso que eu REALMENTE quero? Profissionalmente, qual é a vida que você sempre quis?

É impossível pensar numa vida profissional ideal sem pensar em auto-conhecimento – E isto implica em conhecer (inclusive) quais são os seus VALORES. Tomamos inúmeras atitudes todos os dias e por trás de cada uma delas tem um valor envolvido.

A identificação de valores pode ser feita numa sessão de coaching através de perguntas (como quase tudo) que fazem pensar e descobrir o que realmente é importante pra você.

"Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem superficial que nos esmaga". Lya Luf

Conhecer-se é fundamental para alcançar seus objetivos e implica em saber (inclusive) quais são seus valores e o que você é capaz de suportar em determinada posição. As pressões do dia a dia, a cobrança, são fatores a serem pesados. A despeito de todos os cursos que você já fez, (e eu não estou dizendo aqui que isso não é importante, porque é), você consegue definir, com clareza, por exemplo:

  1. Em que circunstâncias você produz muito bem e em que outras você bloqueia, ou reage mal?
  2. Sabe claramente quais são suas fraquezas e fortalezas, o que te prejudica e te fortalece, e consegue trabalhar nelas, tirando vantagem do melhor e minimizando ou eliminando as possíveis perdas ou dores?

Quantas pessoas você conhece que conseguem fazer isso? Quantas sequer conhecem suas forças e fraquezas, ou até mesmo seus valores? O que é importante na sua vida - de verdade?Aposto que pouquíssimas. Não seria interessante descobrir por que tomamos determinadas atitudes, ainda que indesejadas, para saber que ganhos temos tido e manipular nossa vida de tal forma que consigamos ter os mesmos ganhos, mas da forma correta sem nos prejudicar? Não seria melhor assim? E como se faz isso? Quer um pequeno "test drive"?

Vamos lá! (Anote que será melhor)

  • Pense em um comportamento indesejado que você tem às vezes, mas não gostaria de tê-lo, pois lhe traz "prejuízos, incômodos". (uma atitude, uma reação, um gesto...)

- Dê um tempo e pense ... Imagine-se no tal comportamento.

Eu não gosto quando ........................

  • Agora pense: Se apenas esse comportamento pudesse lhe trazer algo de positivo, o que seria? O que você ganha quanto se comporta dessa forma?

Que ganho é esse? Por que ele é importante pra você? Como você poderia mantê-lo tomando atitudes diferentes? Quais?

-E agora reflita honestamente com base resposta acima e escreva:

Um valor importante pra mim é ...................................

  • Como você poderia ter este mesmo ganho, e ainda assim agir de uma maneira que lhe favoreça mais?
Se quiser, faça um comentário, ou poste o seu resultado e tire suas dúvidas!!

"Faça com você, o mesmo que as grandes empresas fazem com os seus produtos: Identifique as suas qualidades e trate de reforçá-las."

Antes de desejar um cargo, uma carreira ou até mesmo uma profissão, avalie seus valores e conclua se essa é a vida profissional que você realmente quer, alinhe-se com a vida e sucesso!

Até a próxima!

5 comentários:

  1. Um valor importante para mim é ser melhor como pessoa a cada dia.E quando eu esbarrar em atitudes repetitivas e vazias irei me perguntar....O que ganho com isso?....Obrigada.Cleide

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Cleide! Outras perguntas boas seriam: O que posso aprender com essa situação? Apenas se fosse possível, o que eu poderia aprender com essa pessoa? OU "Estou tendo uma ótima oportunidade hoje! Sou abençoada porque...."
    Isso vai focar em você, nos seus resultados e aprendizado! Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Eu não diria um comportamento, mas uma situação que me deixa bastante desconfortável é quando sou contrariado. Isso me prejudica em algumas situações, mas por outro lado me ajuda, pois procuro sempre fazer o meu melhor para evitar q situações como essas aconteçam. Parece um pouco de arrogância... Não sei se lido bem com essa situação!!! Diz aê, rs

    ResponderExcluir
  4. Vamos lá então Maikon... Eu precisaria de mais informações, mas tomando "contrariado" numa forma mais abrangente, poderíamos pensar em que tipo de pensamento está por trás desse incômodo. Algumas alternativas:

    1. Não quero mostrar o quanto eu não sei.
    2. Odeio não ter previsto que isto poderia acontecer e não ter dominado ou esgotado todas as possibilidades.
    O que me dá a impressão é que vc se encontra no segundo caso, o que faz vc buscar alternativas para que a situação não se repita. Iso é muito comum em pessoas que buscam a excelência e têm como valor serem os melhores naquilo que se propões a fazer. A grande questão aqui é. Quando acontecerem essas situações que tipo de atitude ou comportamento vc pode ter que te favoreça e te impulsione sem precisar se sentir completamente incomodado? Talvez no lugar dessa crença de "eu preciso saber todas as respostas" vc pode colocar "Eu preciso saber tudo o possível sobre este assunto , mas se acontecer o imprevisível estou tendo uma única chance de saber e aprender ainda mais!" ou "sempre que ocorre algo que eu não estou esperando, algo incrível eu aprendo" ou ainda "eu posso aprender da minha forma, mas quando aprendo quando sou questionado, cresço mais". E por aí vai. Escolha ou crie uma frase ou um pensamento fortalecedor que lhe ajude nesse momento e que te impulsione e use-o ao seu favor, nunca como se fosse um empecilho! Lembre-se: uma das formas de destruir os nossos monstros é enfrentá-los não como se fosse para uma guerra, mas como se fossem nosso filhos... Receba o sentimento e cresça com ele. Vc só tem a ganhar. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ah, e esqueci de dizer: Vc não precisa sentir dor cada vez que isso acontecer! RESSIGNIFIQUE!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!