sexta-feira, 20 de maio de 2011

VOCÊ JÁ SONHOU COM MORTE?

"Conhece-te a ti mesmo" Sócrates.

Os sonhos contém conteúdos nossos. Eles são nossa realidade interna. Tudo nos sonhos está relacionado a nós mesmos, inclusive as outras pessoas, elas são pedacinhos de nós dentro do nosso sonhos, elas representam aspectos diferentes de nós mesmos.
Os sonhos são nossos amigos e nos ajudam a entender nossas atitudes e comportamentos. Eles trabalham com nossos valores e fazem o possível para nos chamar a atenção para aquilo que precisamos melhorar e mudar e nossas vidas. Eles são o espelho da alma...

Os sonhos com morte, embora sejam os piores porque nos trazem sentimentos ruins, ou pesadelos, são os mais importantes para auto conhecimento e mudanças. Na verdade eles são um grito da alma para despertar para o que é necessário. Os sonhos são nossos amigos e como nossos amigos, falam conosco todas as noites e, se não ouvimos, gritam, através dos pesadelos.

Quase nunca tenho pesadelos, mas essa semana tive um que gostaria de partilhar com vocês:
Sonhei que estava a espera de meu esposo e minha filha num encontro em São Paulo, para onde eles chegariam de avião. Estava ansiosa pela chegada deles pois seria um grande encontro além de a primeira oportunidade de minha filha voar.
O aeroporto estava movimentado e cada uma das pessoas esperava seus familiares. No meio da multidão, pessoas chegando se abraçando e eu olhando para ver se minha familia chegava também. Embora tranquila, a demora estava tanta que resolvi sondar o que estava acontecendo. Saíram 3 aviões do Rio e um deles sofrera um acidente. Meu coração acelerou preocupado, mas continuava tranquila pois tinha "certeza" de que não seria com o avião de minha filha e meu esposo. Algumas coisas mais aconteciam nesse meio, mas a questão é que com a demora eu fui para a pista de pouso dos aviões quando pousava o último avião; e as pessoas saíam e eram recebidas com emoção pelos familiares, até que passava pelo portão do gramado uma última familia. Sem saber que era o último avião eu perguntava a funcionária a minha frente:
- Quando chega o próximo? E ela me responde:
- Esse foi o último, a última família acabou de passar por aqui.
Eu saía correndo, gritando desesperada e ia para a sala onde eles controlavam os voos e lá eu podia confirmar de fato que o voo de minha família, que pela primeira vez viajava de avião, por minha causa, era o que havia sido acidentado. Conseguia ver por um vídeo as perninhas da minha filha antes de morrer balançando no colo do meu esposo dizendo, "ta bom já pai, agora eu já andei de avião"
Se existisse palavras para expressar o que eu senti naquele sonho eu escreveria aqui. Mas não há. Era uma dor tão grande, tão grande que eu acho que só em sonhos alguém poderia suportá-la. Eu quis me matar, me suicidar, a dor no peito era tão grande que eu queria arrancá-lo de mim, e o mais inusitado, eu me sentia culpada, com ódio de mim mesma por tudo que havia acontecido. Um horror noturno. Cada vez que conto consigo sentir essa sensação de raiva, desprezo e ódio por mim mesma. Era desesperador.

Não falarei aqui de todos os aspectos porque ficaria muito extenso, mas falarei do que considero o principal que é os nossos sentimentos nos sonhos. Uma atitude que estava muito clara pra mim é o fato de que apesar de estar prestes a uma chance de uma tragédia eminente eu tinha a certeza que não iria acontecer nada comigo e que tudo ia dar certo. Alguém poderia dizer que isso quer dizer que eu tenho muita fé certo? LEDO ENGANO. Dentro do contexto do sonho conectado a algumas situações da minha vida, poderia eu refletir a seguinte pergunta: Será que não me acomodei a uma situação em que apesar de não ser a ideal e me causar algumas dores, no final sempre dá certo? Será que de alguma forma eu sempre acho que tudo se ajeita e me escondo atrás desta crença para não agir? Por que fiquei tão desesperada com a notícia? Por que quis me matar? Por que quis arrancar meu coração? Porque essa dor por mim mesma era maio do que a perda em si? Porque eu preciso na verdade arrancá-lo enquanto posso. Preciso arrancar crenças do meu coração e atitudes e moldálo da maneira que deve ser feito para o meu bem.
Sonhos com morte sempre trazem um significado de desvínculo, rompimento. Porque para a nova Eu nascer, é necessário que essa morra. Sempre. A morte não é um fim. Para a árvore surgir, é necessário a morte da semente. A morte é uma transformação.
A pergunta que devo responder é: Vou enterrar o que precisa ser enterrado agora, tomar as atitudes necessárias ainda que doa, ou, como no sonho, ficarei tranquila, esperando o pior chegar (cair o avião) correndo o risco de perder o que mais amo na vida, o desejo de viver, o que é realmente importante? Será que não está faltando mais tomar a minha propria vida nas mãos?
Assim, o sonhar com a morte é um princípio regenerador do sonhador, DE MUDANÇAS DE RAÍZES PROFUNDAS, que deve renovar ele próprio ou suas crenças e valores. E apesar da dor, descobri o que precisa ser mudado e entendi que preciso fazê-lo com urgência! Assim que fizer, posto aqui pra vocês. E você, já sonhou com morte? Comenta aqui pra gente!
Bons sonhos a todos nós!

3 comentários:

  1. Adorei o texto, muito reflexivo né!!! Nós percebemos alguns erros que cometemos na vida quando algo de ruim acontece!! Contudo, se tivéssemos refletido melhor, poderámos ter evitado o sofrimento!! Acho q o sonho com morte, como vc disee, serve pra resgatarmos essa relfexão e corrigirmos nossas falhas, antes que sintamos essa dor e angústia no real!! Espero que tenha compreendido corretamente!! bjão Maikon

    ResponderExcluir
  2. È isso aí Maikon, os sonhos com morte representam a urgência máxima de nossa psique para a uma tomada de decisão que, talvez, estejamos protelando.

    ResponderExcluir
  3. É, ás vezes usamos uma máscara de que "Tudo dará certo no final" porém, não nos movemos para isso acontecer.

    Tem e-mail para facilidar nosso contato?
    Obrigada por querer me ajudar.
    Beijos.

    http://www.ociopreenchido.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!