Mostrando postagens com marcador sonhos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sonhos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 19 de julho de 2011

"QUEM ME ROUBOU DE MIM?"

"Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

Estava voltando de São Paulo, no aeroporto. Faltando alguns minutos para o embarque, resolvi passar na livraria. Passei os olhos rapidamente por um livro cujo título era algo do tipo “quem me roubou de mim?”. Fiquei curiosa por saber do que se tratava o tal livro. Como poderia alguém roubar-se de si mesmo? E em que sentido?

Não pude deixar de pensar numa época em que (todo mundo já passou por isso) os meus sonhos eram os maiores - e conquistar o mundo não era uma tarefa impossível. Um tempo em que nada nos segurava, tínhamos uma sensação de poder e autoconfiança tão grande que poderíamos falar horas e horas daquele nosso tão sonhado projeto que mais tarde seria engavetado no armário da “realidade”.

A verdade é que não importava se o sonho era grande ou pequeno, era o NOSSO sonho! Era o nosso propósito no mundo. Livres de interferências externas, poderíamos ser quem quiséssemos.

Hoje acordei pensando na frase “quem me roubou de mim” - e quis descobrir quando foi exatamente que me permiti ser seqüestrada para me tornar aquilo que não era eu, mas o que os outros queriam que eu fosse. Pra mim, (embora o autor do livro talvez não se referisse a esse assunto), roubar-se de si mesmo, naquele momento, tinha algo a ver com autenticidade, propósito de vida e realização dos sonhos. Como assim? Quando foi, em que momento perdemos aquele “brilhinho nos olhos” e aquela magia do tudo poder, para ser mais um na multidão? Onde ficaram enterrados aqueles sonhos que satisfaziam a alma, deliciavam o espírito e faziam nosso coração bater a mil por hora?

Em busca de uma falsa maturidade, fomos nos deixando ser roubados pelas opiniões dos outros, os conceitos alheios, as críticas, a vida, enfim... Vamos nos roubando pedacinho por pedacinho e deixando o nosso eu escapar das nossas mãos. Para nos proteger de possíveis desilusões, decepções, tristezas, amigos, familiares e pessoas bem-intencionadas vão minando nossos sonhos com frases do tipo “isso é difícil”, “isso é coisa pra rico”, e a gente acredita. E para cada crença dessas que nos limita, a gente vai roubando aquele nosso eu que era tudo de melhor que poderíamos ter; a nossa essência, o que nos move com paixão no mundo. Assim, nos sequestramos de nós mesmos. E o preço da insatisfação é muito caro: Custa-nos uma vida inteira.

Insatisfeito com a profissão? Com a escolha do parceiro? Com a vida que está levando? Pense honestamente em quais sempre foram seus verdadeiros desejos, sonhos e reflita se não vem se seqüestrando na vida e vivendo pela metade por acreditar, talvez, que este seja seu "destino".

Já dizia o poeta "Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

E nesse sentido, decidi: Eu me proíbo me seqüestrar. Quero uma vida por inteiro.

Sucesso!



Fernanda Peris Silva

fernandaperis@hotmail.com

Professional e Executive Coach

Membro da Sociedade Brasileira de Coach..

Atende no Rio de Janeiro.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

VOCÊ JÁ SONHOU COM MORTE?

"Conhece-te a ti mesmo" Sócrates.

Os sonhos contém conteúdos nossos. Eles são nossa realidade interna. Tudo nos sonhos está relacionado a nós mesmos, inclusive as outras pessoas, elas são pedacinhos de nós dentro do nosso sonhos, elas representam aspectos diferentes de nós mesmos.
Os sonhos são nossos amigos e nos ajudam a entender nossas atitudes e comportamentos. Eles trabalham com nossos valores e fazem o possível para nos chamar a atenção para aquilo que precisamos melhorar e mudar e nossas vidas. Eles são o espelho da alma...

Os sonhos com morte, embora sejam os piores porque nos trazem sentimentos ruins, ou pesadelos, são os mais importantes para auto conhecimento e mudanças. Na verdade eles são um grito da alma para despertar para o que é necessário. Os sonhos são nossos amigos e como nossos amigos, falam conosco todas as noites e, se não ouvimos, gritam, através dos pesadelos.

Quase nunca tenho pesadelos, mas essa semana tive um que gostaria de partilhar com vocês:
Sonhei que estava a espera de meu esposo e minha filha num encontro em São Paulo, para onde eles chegariam de avião. Estava ansiosa pela chegada deles pois seria um grande encontro além de a primeira oportunidade de minha filha voar.
O aeroporto estava movimentado e cada uma das pessoas esperava seus familiares. No meio da multidão, pessoas chegando se abraçando e eu olhando para ver se minha familia chegava também. Embora tranquila, a demora estava tanta que resolvi sondar o que estava acontecendo. Saíram 3 aviões do Rio e um deles sofrera um acidente. Meu coração acelerou preocupado, mas continuava tranquila pois tinha "certeza" de que não seria com o avião de minha filha e meu esposo. Algumas coisas mais aconteciam nesse meio, mas a questão é que com a demora eu fui para a pista de pouso dos aviões quando pousava o último avião; e as pessoas saíam e eram recebidas com emoção pelos familiares, até que passava pelo portão do gramado uma última familia. Sem saber que era o último avião eu perguntava a funcionária a minha frente:
- Quando chega o próximo? E ela me responde:
- Esse foi o último, a última família acabou de passar por aqui.
Eu saía correndo, gritando desesperada e ia para a sala onde eles controlavam os voos e lá eu podia confirmar de fato que o voo de minha família, que pela primeira vez viajava de avião, por minha causa, era o que havia sido acidentado. Conseguia ver por um vídeo as perninhas da minha filha antes de morrer balançando no colo do meu esposo dizendo, "ta bom já pai, agora eu já andei de avião"
Se existisse palavras para expressar o que eu senti naquele sonho eu escreveria aqui. Mas não há. Era uma dor tão grande, tão grande que eu acho que só em sonhos alguém poderia suportá-la. Eu quis me matar, me suicidar, a dor no peito era tão grande que eu queria arrancá-lo de mim, e o mais inusitado, eu me sentia culpada, com ódio de mim mesma por tudo que havia acontecido. Um horror noturno. Cada vez que conto consigo sentir essa sensação de raiva, desprezo e ódio por mim mesma. Era desesperador.

Não falarei aqui de todos os aspectos porque ficaria muito extenso, mas falarei do que considero o principal que é os nossos sentimentos nos sonhos. Uma atitude que estava muito clara pra mim é o fato de que apesar de estar prestes a uma chance de uma tragédia eminente eu tinha a certeza que não iria acontecer nada comigo e que tudo ia dar certo. Alguém poderia dizer que isso quer dizer que eu tenho muita fé certo? LEDO ENGANO. Dentro do contexto do sonho conectado a algumas situações da minha vida, poderia eu refletir a seguinte pergunta: Será que não me acomodei a uma situação em que apesar de não ser a ideal e me causar algumas dores, no final sempre dá certo? Será que de alguma forma eu sempre acho que tudo se ajeita e me escondo atrás desta crença para não agir? Por que fiquei tão desesperada com a notícia? Por que quis me matar? Por que quis arrancar meu coração? Porque essa dor por mim mesma era maio do que a perda em si? Porque eu preciso na verdade arrancá-lo enquanto posso. Preciso arrancar crenças do meu coração e atitudes e moldálo da maneira que deve ser feito para o meu bem.
Sonhos com morte sempre trazem um significado de desvínculo, rompimento. Porque para a nova Eu nascer, é necessário que essa morra. Sempre. A morte não é um fim. Para a árvore surgir, é necessário a morte da semente. A morte é uma transformação.
A pergunta que devo responder é: Vou enterrar o que precisa ser enterrado agora, tomar as atitudes necessárias ainda que doa, ou, como no sonho, ficarei tranquila, esperando o pior chegar (cair o avião) correndo o risco de perder o que mais amo na vida, o desejo de viver, o que é realmente importante? Será que não está faltando mais tomar a minha propria vida nas mãos?
Assim, o sonhar com a morte é um princípio regenerador do sonhador, DE MUDANÇAS DE RAÍZES PROFUNDAS, que deve renovar ele próprio ou suas crenças e valores. E apesar da dor, descobri o que precisa ser mudado e entendi que preciso fazê-lo com urgência! Assim que fizer, posto aqui pra vocês. E você, já sonhou com morte? Comenta aqui pra gente!
Bons sonhos a todos nós!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

CEO da Google, Eric Schmidt fala sobre Coaching

Quando converso com as pessoas sobre coach é comum algumas delas me dizer: "mas eu não estou com problema nenhum, não preciso de um coach" - quando elas fazem esse tipo de comentário lembro que normalmente a gente busca melhoria quando estamos com problemas... Será que Ronaldinhos, Romários, Pelés por serem tão bons não precisam de treino? Ou EXATAMENTE porque são bons, podem ser excelentes? E um atleta tem orgulho de dizer que tem um treinador porque sabe que é alguém que vai colocá-lo no foco.
Nenhum treinador de futebol importante ou de um grande clube sai por aí procurando pessoas que estejam com problemas nos joelhos pra poder treinar e fazer um campeão! Eles buscam pessoas que tenham, pelo menos, potencial.
Qualquer pessoa, atleta, líder, ou profissional que tenha muito potencial pode ainda assim ter um coach para que possa potencializar as habilidades que tem e minimizar fraquezas... E vamos falar sério, somos seres humanos, por mais claros, límpidos (o que é muito difícil) e fortes que estejam os nossos objetivos, vez ou outra a gente desanima, procastina, deixa pra lá... Nessa hora o coach está lá pra te lembrar os seus objetivos. Ele sabe o que te motiva e consegue você fazer acontecer!
"Eu não digo que você precisa de um coach! Na verdade, todos nós deveríamos ter um coach", se é que nos importamos em atingir nossos objetivos, em ser quem somos de verdade e viver uma vida plena de realizações.
Em uma entrevista com Erick Schimidt para a revista FORTUNE, ele,um dos maiores líderes do mundo, Ceo da google, diz que um dos melhores conselhos que já recebeu foi o de ter um coach! Lembre-se: O cara é um dos maiores Ceos do mundo!


Pensa comigo: se os grandes líderes do mundo estão contratando coaches, por que não nós? Afinal, devemos imitar as pessoas de sucesso. Assista e decida por si mesmo. E lembre-se: Se continuar fazendo as coisas que você sempre fez, continuará tendo o mesmo resultado que sempre teve! Qual é a diferença que faz a diferença!! Aonde estão os seus sonhos, o quanto você deseja realiza-los? Tem procrastinado bastante, se perdeu em conselhos inúteis?
Coaching é um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo, grupo ou empresa, utilizando ferramentas, técnicas e metodologias específicas aumentando o nível de resultados positivos, mas que , guarde bem isso, deve ser conduzido por um profissional responsável, competente e habilitado!
Sempre que acho que não estou na minha melhor performance, recorro ao meu coach e consigo aclerar os resultados...
Trace o seu destino e tenha a vida que você sempre quis! Sucesso a todos nós! Por que a gene nasceu pra ser feliz!!!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

OOOPS, QUEM É VOCÊ???


As pessoas mudam e esquecem de avisar aos outros.
(Lilian Hellman)

Hoje andei pensando, tentando encontrar uma explicação razoável para a pergunta: por quê alguns casamentos que parecem tão perfeitos, no modo mais verdadeiro da palavra, acabam? Pessoas que se amam, que têm filhos juntos e querem ficar juntos, mas juntos, fazem mais mal um ao outro do que bem. (?)
Alguém poderia dizer: " O amor acabou", "encontrei alguém melhor", etc etc... Mas isso só seria a ponta de um iceberg. O que faz você não querer mais viver com alguém que um dia você amou?
Edson Celulari e Cláudia Raia pra mim, é um típico exemplo. Gente! Eles não pareciam perfeitos????
A verdade é que como seres humanos enquanto casais deveríamos sempre nos fazer as seguintes perguntas:

  • Qual o motivo de estarmos juntos?
  • Por que estamos casados?
  • O que devemos fazer juntos que não faríamos separados?
  • Por que eu amo você?
  • Em quê sua presença é fundamental na minha vida?
Se essas respostas não estiverem bem claras para os dois, certamente se perderão em seus caminhos. É como se estivessem andando de mãos dadas e de repente encontrassem uma encruzilhada em que cada um sinta a necessidade de ir para um lado diferente. Não existem mais sonhos incomuns.Não estou falando aqui de divergências de opinião, porque isso é natural e saudável, mas de princípios, valores, daquilo que nos move na vida. O homem cansado de trabalhar, quer morar no campo, a mulher por sua vez, quer aproveitar a cidade já que os filhos estão grandes. Ele quer que ela cuide dos filhos ela quer investir tempo na profissão...

Quando foi que nos tornamos tão estranhos um para o outro?


Se não houver constantemente entre os casais a conversa sobre seus desejos, seus sonhos, seus propósitos para que assim, por causa do amor, um vá se adequando ao outro sem perder a individualidade, correrão um grande risco de conviver anos juntos e um dia se dar conta de que não se conhecem mais.

Certa vez Lillian Hellman escreveu: "As pessoas mudam e esquecem de avisar os outros".
Que tal criar o hábito de conversarmos, inclusive sobre que pensamos a respeito dos filhos, política, religião, família, sexo... Parece óbvio, mas faça uma pesquisa e descubra que pouquíssimos casais conversam sobre coisas tão importantes que revelam quem somos e nossos principais valores na vida, aquilo que é realmente importante para nós.

Nós não gostamos de imprevisibilidade, nós queremos segurança, em maior ou menor grau, mas queremos. Então, seria bom você dizer, claramente e de forma honesta, quem você é e o que você pensa a respeito de tal coisa. Mas isso é assunto para o próximo post.

Por enquanto, pense nisso: O quanto seus valores sonhos e crenças estão alinhados com seu parceiro? Você já disse a ele ou ela que pensa diferente sobre determinado assunto? O quanto cada um está disposto a abrir mão para que todos tenham suas necessidades atendidas? Você fará descobertas incríveis!!
Uma ótima conversa pra você!!