sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CUIDE DAS EMOÇÕES antes que elas cuidem de você

Os acontecimentos em si não têm significados. Quem dá significado à eles somos nós de acordo com a experiências e conclusões que tiramos da vida. O mesmo pôr-do-sol pode ser um espetáculo para uma pessoa e uma tortura para outra.

Uma das coisas que mais se ouve falar em ambientes de trabalho ou de confronto é “pressão”. Algumas vezes pessoas extremamente competentes vão trabalhar com a sensação de estarem indo para uma forca. Sentem tudo de ruim: dor de barriga, dor de cabeça, dor no estômago, se o estresse for muito alto, pode ser até desmaios ou convulsões. As emoções viram um monstro a ser enfrentado.

A questão é que se isso está começando a acontecer com você em alguma situação pessoal, profissional ou familiar, a resposta está em você mesmo. Pense comigo: Por que algumas pessoas passam exatamente pela mesma situação e ficam muito bem e conseguem ter êxito e outras caem, se destroem e te entram em depressão? A resposta é única: È o significado que você dá as coisas que você vai alterar seu resultado. Como assim? Eu explico.

Os acontecimentos em si não têm significados. Quem dá significado à eles somos nós de acordo com a experiências e conclusões que tiramos da vida. O mesmo pôr-do-sol pode ser um espetáculo para uma pessoa e uma tortura para outra.

Cada vez que acontece algo em nossa vida, a gente tende a classificá-lo como bom ou ruim. Por exemplo: Levei bronca do chefe. Bom ou ruim? É claro que a maioria das pessoas não gosta de levar bronca, mas talvez esse momento seja o de você repensar sua atuação na empresa, seu posicionamento diante do chefe, como as pessoas te vêem, seu crescimento profissional ou até mesmo se é lá que você deseja ficar. Se, por outro lado, você significa a bronca como algo péssimo pra você, fica pensando nela o dia inteiro, diminui a produtividade, baixa sua auto-estima e poderá até perder o emprego.

Precisamos entender que o mundo não pertence às vítimas, pertence sim, aos protagonistas e autores da sua própria história. Aconteceu algo terrível na sua vida, no seu trabalho? Ressignifique! Dê um outro significado ao acontecimento e pergunte a si mesmo: Se eu pudesse tirar uma única coisa positiva disso tudo que me aconteceu, o que seria? O que preciso aprender? Que habilidade está me faltando? Tenho certeza que você vai se sentir mais forte pra enfrentar a situação e vai olhar a vida como um leque de oportunidades que é. E você, com todas as suas oportunidades aproveitadas e sem se colocar do papel de vítima, tem uma incrível oportunidade de crescer como ser humano, como profissional. .

Comece a pensar que os sentimentos considerados “ruins” (inclusive) são nossos amigos. Se você tem raiva, mágoa, medo, inferioridade, ou qualquer sentimento negativo, não fuja dele. Abrace-o, aceite-o e pergunte a si mesmo: O que preciso aprender com isso? Qual é a lição disso tudo? Como posso sair daqui um vencedor? Qual é a habilidade, característica que preciso desenvolver para lidar com a situação? Por que serei melhor quando isso tudo acabar? E parta já para ação!

Após encontrar as respostas e entrar em ação, você será amanhã infinitamente mais poderoso, útil, solicitado e feliz do que é hoje!

Sucesso!!

Fernanda Peris

Personal e Executive Coach

www.avidaqueeusemprequis.blogspot.com fernandaperis@hotmail.com

2 comentários:

  1. Nuito bom Fernanda! Ao invés de questionarmos o porque de muitas coisas, o que devemos realmente fazer e nas agarrarmos aos pontos negativos e aprender com eles!!! Muito bom!! Bjão

    ResponderExcluir
  2. Agarrar aos pontos "negativos" e entender que na verdade eles só serão negativos se nós o interpretarmos dessa forma. Se a cada situação entendermos que os acontecimentos não têm sentimentos em si, e quem determina se eles serão negativos ou positivos somos nós de acordo com nossa experiência de vida,podemos mudar qualquer perspectiva a qualquer momento e viver cada acontecimento de verdade, da forma que ele é, apenas um acontecimento, sem atribuição de valor (bom ou ruim) e aprender Nesse aspecto, quem SEMPRE sai ganhando somos nós.;)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!