sexta-feira, 30 de março de 2012

Você é “preguiçoso” ou realizador?

A preguiça é a procrastinação no seu grau maior. Se você tem deixado a maioria de tarefas profissionais, cursos, atualizações para depois e anda desanimado na vida e no trabalho, não é que você seja preguiçoso, mas talvez você tenha motivos fracos! Já pensou nisso? O resultado de fazer o que lhe é pedido te enche de orgulho? Traz o que você deseja? E afinal, o que você deseja, de verdade? Quais são seus sonhos? Suas metas? Por que não está buscando-as?
Somos iguais enquanto pessoas e seres humanos, em direito e deveres, no respeito para com o outro, mas talvez uma das coisas que mais nos difere um dos outros seja a nossa capacidade de ir em busca de nossos sonhos, mas se você quer chegar aonde a maioria não chega tem que fazer o que a maioria não faz, certo? E pra isso precisamos de grandes motivações. Você está buscando-as?

Como posso ter motivos fortes? Um começo bem simples: Em uma folha em branca escreva tudo que gostaria de conquistar, ter, ser e fazer em termos profissionais, financeiros e que te darão grande satisfação pessoal; não economize, não use senso crítico, simplesmente escreva! Ponha tudo o que deseja de verdade! Eleve seus padrões, sem julgamentos, e escreva, ainda que pareça impossível, escreva... Depois disso, escolha os principais, faça um TOP 10 (pode ser mais ou menos, o sonho é seu), escolha aqueles que mexem com você e que mais te motivam, fazem seu coração vibrar. Leia a lista toda, todas as vezes que se lembrar espalhe pela casa se puder, até você ficar tão incomodado por não ter o que deseja que você resolva fazer um plano e agir para atingir seus verdadeiros objetivos e ter uma vida de paixão!
Que tal você deixar de ser considerado o "preguiçoso", o "procrastinador", aquele que "empurra cm a barriga" para se tornar um grande realizador? Eleve seus padrões e vá em busca de ser hoje quem você sempre sonhou e nasceu pra ser! Pense, haja e fale como se já tivesse o que deseja e isso te dará um poder que nunca teve antes!
A paixão é uma das forças mais motivadoras do universo! Uma vida sem entusiasmo é uma vida quase morta. Todos os grandes homens que fizeram história, só fizeram porque tinham grandes paixões, entusiasmo e um senso um de certeza muito grande! São neles que você pauta e se inspira para o sucesso, ou na grande maioria que tem inúmeras desculpas para não fazer o que desejam de verdade?
Pense nisso e tome a decisão de viver uma vida de sucesso e apaixonada! A vida que você sempre quis!
O que importa não é o homem que critica ou aquele que aponta como o bravo tropeçou, ou quando o empreendedor poderia ter atingido maior êxito.Importante, em verdade, é o homem que está na arena, com a face coberta de poeira, suor e sangue; que luta com bravura, erra e, seguidamente, tenta atingir o alvo. É aquele que conhece os grandes entusiasmos, as grandes devoções e se consome numa causa justa. É aquele que, no sucesso, melhor conhece o triunfo final dos grandes feitos e que, se fracassa, pelo menos falha ousadamente, de modo que o seu lugar jamais será entre as almas tímidas, que não conhecem nem a vitória, nem a derrota.”

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CUIDE DAS EMOÇÕES antes que elas cuidem de você

Os acontecimentos em si não têm significados. Quem dá significado à eles somos nós de acordo com a experiências e conclusões que tiramos da vida. O mesmo pôr-do-sol pode ser um espetáculo para uma pessoa e uma tortura para outra.

Uma das coisas que mais se ouve falar em ambientes de trabalho ou de confronto é “pressão”. Algumas vezes pessoas extremamente competentes vão trabalhar com a sensação de estarem indo para uma forca. Sentem tudo de ruim: dor de barriga, dor de cabeça, dor no estômago, se o estresse for muito alto, pode ser até desmaios ou convulsões. As emoções viram um monstro a ser enfrentado.

A questão é que se isso está começando a acontecer com você em alguma situação pessoal, profissional ou familiar, a resposta está em você mesmo. Pense comigo: Por que algumas pessoas passam exatamente pela mesma situação e ficam muito bem e conseguem ter êxito e outras caem, se destroem e te entram em depressão? A resposta é única: È o significado que você dá as coisas que você vai alterar seu resultado. Como assim? Eu explico.

Os acontecimentos em si não têm significados. Quem dá significado à eles somos nós de acordo com a experiências e conclusões que tiramos da vida. O mesmo pôr-do-sol pode ser um espetáculo para uma pessoa e uma tortura para outra.

Cada vez que acontece algo em nossa vida, a gente tende a classificá-lo como bom ou ruim. Por exemplo: Levei bronca do chefe. Bom ou ruim? É claro que a maioria das pessoas não gosta de levar bronca, mas talvez esse momento seja o de você repensar sua atuação na empresa, seu posicionamento diante do chefe, como as pessoas te vêem, seu crescimento profissional ou até mesmo se é lá que você deseja ficar. Se, por outro lado, você significa a bronca como algo péssimo pra você, fica pensando nela o dia inteiro, diminui a produtividade, baixa sua auto-estima e poderá até perder o emprego.

Precisamos entender que o mundo não pertence às vítimas, pertence sim, aos protagonistas e autores da sua própria história. Aconteceu algo terrível na sua vida, no seu trabalho? Ressignifique! Dê um outro significado ao acontecimento e pergunte a si mesmo: Se eu pudesse tirar uma única coisa positiva disso tudo que me aconteceu, o que seria? O que preciso aprender? Que habilidade está me faltando? Tenho certeza que você vai se sentir mais forte pra enfrentar a situação e vai olhar a vida como um leque de oportunidades que é. E você, com todas as suas oportunidades aproveitadas e sem se colocar do papel de vítima, tem uma incrível oportunidade de crescer como ser humano, como profissional. .

Comece a pensar que os sentimentos considerados “ruins” (inclusive) são nossos amigos. Se você tem raiva, mágoa, medo, inferioridade, ou qualquer sentimento negativo, não fuja dele. Abrace-o, aceite-o e pergunte a si mesmo: O que preciso aprender com isso? Qual é a lição disso tudo? Como posso sair daqui um vencedor? Qual é a habilidade, característica que preciso desenvolver para lidar com a situação? Por que serei melhor quando isso tudo acabar? E parta já para ação!

Após encontrar as respostas e entrar em ação, você será amanhã infinitamente mais poderoso, útil, solicitado e feliz do que é hoje!

Sucesso!!

Fernanda Peris

Personal e Executive Coach

www.avidaqueeusemprequis.blogspot.com fernandaperis@hotmail.com

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Seus valores estão alinhados aos seus objetivos?

“Todos os nossos comportamentos e atitudes diárias são realizados em busca de prazer ou para evitar dor” (Tony Robins). Sempre.

Quando temos um comportamento indesejado, pode saber que algum ganho (consciente ou não) bom, confortável e de grande valor pessoal está sendo mantido por trás dele. Já se perguntou assim: “Eu odeio quando faço tal coisa, mas não consigo evitar?” Pois é, saiba que com esse comportamento você está ganhando algo e seu cérebro já descobriu isso e age no “automático”.

Alguns profissionais fazem centenas de cursos, dominam teorias e técnicas ( isso é ótimo), mas, apesar disso, sentem que não estão no lugar onde deveriam estar. Quantos já se sentiram ser mais competentes que o chefe em determinado aspecto? A grande questão é que não paramos pra analisar que para ter determinadas posições na empresa é preciso mais que competência. Antes de mais nada, se faça a seguinte pergunta: É isso que eu REALMENTE quero? Profissionalmente, qual é a vida que você sempre quis?

É impossível pensar numa vida profissional ideal sem pensar em auto-conhecimento – E isto implica em conhecer (inclusive) quais são os seus VALORES. Tomamos inúmeras atitudes todos os dias e por trás de cada uma delas tem um valor envolvido.

A identificação de valores pode ser feita numa sessão de coaching através de perguntas (como quase tudo) que fazem pensar e descobrir o que realmente é importante pra você.

"Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem superficial que nos esmaga". Lya Luf

Conhecer-se é fundamental para alcançar seus objetivos e implica em saber (inclusive) quais são seus valores e o que você é capaz de suportar em determinada posição. As pressões do dia a dia, a cobrança, são fatores a serem pesados. A despeito de todos os cursos que você já fez, (e eu não estou dizendo aqui que isso não é importante, porque é), você consegue definir, com clareza, por exemplo:

  1. Em que circunstâncias você produz muito bem e em que outras você bloqueia, ou reage mal?
  2. Sabe claramente quais são suas fraquezas e fortalezas, o que te prejudica e te fortalece, e consegue trabalhar nelas, tirando vantagem do melhor e minimizando ou eliminando as possíveis perdas ou dores?

Quantas pessoas você conhece que conseguem fazer isso? Quantas sequer conhecem suas forças e fraquezas, ou até mesmo seus valores? O que é importante na sua vida - de verdade?Aposto que pouquíssimas. Não seria interessante descobrir por que tomamos determinadas atitudes, ainda que indesejadas, para saber que ganhos temos tido e manipular nossa vida de tal forma que consigamos ter os mesmos ganhos, mas da forma correta sem nos prejudicar? Não seria melhor assim? E como se faz isso? Quer um pequeno "test drive"?

Vamos lá! (Anote que será melhor)

  • Pense em um comportamento indesejado que você tem às vezes, mas não gostaria de tê-lo, pois lhe traz "prejuízos, incômodos". (uma atitude, uma reação, um gesto...)

- Dê um tempo e pense ... Imagine-se no tal comportamento.

Eu não gosto quando ........................

  • Agora pense: Se apenas esse comportamento pudesse lhe trazer algo de positivo, o que seria? O que você ganha quanto se comporta dessa forma?

Que ganho é esse? Por que ele é importante pra você? Como você poderia mantê-lo tomando atitudes diferentes? Quais?

-E agora reflita honestamente com base resposta acima e escreva:

Um valor importante pra mim é ...................................

  • Como você poderia ter este mesmo ganho, e ainda assim agir de uma maneira que lhe favoreça mais?
Se quiser, faça um comentário, ou poste o seu resultado e tire suas dúvidas!!

"Faça com você, o mesmo que as grandes empresas fazem com os seus produtos: Identifique as suas qualidades e trate de reforçá-las."

Antes de desejar um cargo, uma carreira ou até mesmo uma profissão, avalie seus valores e conclua se essa é a vida profissional que você realmente quer, alinhe-se com a vida e sucesso!

Até a próxima!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cuidado com seus sonhos! (???)


Li essa semana no blog da querida Leila Navarro: "Cuidado com seus sonhos, eles podem se tornar realidade"... Incrível ,não? O pensamento é tudo. Se você chegou lá na sua mente, poderá também chegar na vida real.

“O êxito começa com a vontade.

Se pensa que está vencido, está.

Se pensa que não tem coragem, não o fará.

Se pensa que gostaria de ganhar, mas que não pode,

Não conseguirá…

Se pensa que perderá, já perdeu.

Porque o mundo sabe que o sucesso começa com a vontade,

e que tudo está no estado mental.

Pense grande e seus feitos crescerão.

Pense pequeno e ficará para trás.

Pense que pode e poderá.

Pois tudo está no estado mental.

Nem sempre ganha a batalha da vida o mais forte ou o mais rápido;

porque tarde ou cedo o que ganha

é aquele que crê poder ganhar”.

Napoleon Hills

Lindo, não? Mas e você, o que anda pensando?

Bons e lindos e positivos pensamentos a todos nós!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

"QUEM ME ROUBOU DE MIM?"

"Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

Estava voltando de São Paulo, no aeroporto. Faltando alguns minutos para o embarque, resolvi passar na livraria. Passei os olhos rapidamente por um livro cujo título era algo do tipo “quem me roubou de mim?”. Fiquei curiosa por saber do que se tratava o tal livro. Como poderia alguém roubar-se de si mesmo? E em que sentido?

Não pude deixar de pensar numa época em que (todo mundo já passou por isso) os meus sonhos eram os maiores - e conquistar o mundo não era uma tarefa impossível. Um tempo em que nada nos segurava, tínhamos uma sensação de poder e autoconfiança tão grande que poderíamos falar horas e horas daquele nosso tão sonhado projeto que mais tarde seria engavetado no armário da “realidade”.

A verdade é que não importava se o sonho era grande ou pequeno, era o NOSSO sonho! Era o nosso propósito no mundo. Livres de interferências externas, poderíamos ser quem quiséssemos.

Hoje acordei pensando na frase “quem me roubou de mim” - e quis descobrir quando foi exatamente que me permiti ser seqüestrada para me tornar aquilo que não era eu, mas o que os outros queriam que eu fosse. Pra mim, (embora o autor do livro talvez não se referisse a esse assunto), roubar-se de si mesmo, naquele momento, tinha algo a ver com autenticidade, propósito de vida e realização dos sonhos. Como assim? Quando foi, em que momento perdemos aquele “brilhinho nos olhos” e aquela magia do tudo poder, para ser mais um na multidão? Onde ficaram enterrados aqueles sonhos que satisfaziam a alma, deliciavam o espírito e faziam nosso coração bater a mil por hora?

Em busca de uma falsa maturidade, fomos nos deixando ser roubados pelas opiniões dos outros, os conceitos alheios, as críticas, a vida, enfim... Vamos nos roubando pedacinho por pedacinho e deixando o nosso eu escapar das nossas mãos. Para nos proteger de possíveis desilusões, decepções, tristezas, amigos, familiares e pessoas bem-intencionadas vão minando nossos sonhos com frases do tipo “isso é difícil”, “isso é coisa pra rico”, e a gente acredita. E para cada crença dessas que nos limita, a gente vai roubando aquele nosso eu que era tudo de melhor que poderíamos ter; a nossa essência, o que nos move com paixão no mundo. Assim, nos sequestramos de nós mesmos. E o preço da insatisfação é muito caro: Custa-nos uma vida inteira.

Insatisfeito com a profissão? Com a escolha do parceiro? Com a vida que está levando? Pense honestamente em quais sempre foram seus verdadeiros desejos, sonhos e reflita se não vem se seqüestrando na vida e vivendo pela metade por acreditar, talvez, que este seja seu "destino".

Já dizia o poeta "Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

E nesse sentido, decidi: Eu me proíbo me seqüestrar. Quero uma vida por inteiro.

Sucesso!



Fernanda Peris Silva

fernandaperis@hotmail.com

Professional e Executive Coach

Membro da Sociedade Brasileira de Coach..

Atende no Rio de Janeiro.

terça-feira, 31 de maio de 2011

O QUE É O AMOR PRA VOCÊ?

Sendo adultos, sentimos dificuldades em definir o amor. Raríssimas pessoas o definem da maneira como gostariam ou responderiam àquilo que pensam ser o amor. Mas a verdade é que um sentimento tão complexo não poderia ser definido tão facilmente em poucas palavras, queremos teorizá-lo, fazer dissertações e esquecemos de que apesar de profundo e complexo, a resposta mais completa pode vir na simplicidade, na beleza, nos pequenos gestos.
Um pesquisa feita com crianças entre 4 e 8 anos para responderem o que era o amor, foi uma das coisas mais emocionantes que já ouvi sobre o tema. Cada pérola linda!


Depois de assistir ao vídeo, posta aqui pra gente! E pra você, o que é o amor?
Bjus e muito amor a todos nós!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

VOCÊ JÁ SONHOU COM MORTE?

"Conhece-te a ti mesmo" Sócrates.

Os sonhos contém conteúdos nossos. Eles são nossa realidade interna. Tudo nos sonhos está relacionado a nós mesmos, inclusive as outras pessoas, elas são pedacinhos de nós dentro do nosso sonhos, elas representam aspectos diferentes de nós mesmos.
Os sonhos são nossos amigos e nos ajudam a entender nossas atitudes e comportamentos. Eles trabalham com nossos valores e fazem o possível para nos chamar a atenção para aquilo que precisamos melhorar e mudar e nossas vidas. Eles são o espelho da alma...

Os sonhos com morte, embora sejam os piores porque nos trazem sentimentos ruins, ou pesadelos, são os mais importantes para auto conhecimento e mudanças. Na verdade eles são um grito da alma para despertar para o que é necessário. Os sonhos são nossos amigos e como nossos amigos, falam conosco todas as noites e, se não ouvimos, gritam, através dos pesadelos.

Quase nunca tenho pesadelos, mas essa semana tive um que gostaria de partilhar com vocês:
Sonhei que estava a espera de meu esposo e minha filha num encontro em São Paulo, para onde eles chegariam de avião. Estava ansiosa pela chegada deles pois seria um grande encontro além de a primeira oportunidade de minha filha voar.
O aeroporto estava movimentado e cada uma das pessoas esperava seus familiares. No meio da multidão, pessoas chegando se abraçando e eu olhando para ver se minha familia chegava também. Embora tranquila, a demora estava tanta que resolvi sondar o que estava acontecendo. Saíram 3 aviões do Rio e um deles sofrera um acidente. Meu coração acelerou preocupado, mas continuava tranquila pois tinha "certeza" de que não seria com o avião de minha filha e meu esposo. Algumas coisas mais aconteciam nesse meio, mas a questão é que com a demora eu fui para a pista de pouso dos aviões quando pousava o último avião; e as pessoas saíam e eram recebidas com emoção pelos familiares, até que passava pelo portão do gramado uma última familia. Sem saber que era o último avião eu perguntava a funcionária a minha frente:
- Quando chega o próximo? E ela me responde:
- Esse foi o último, a última família acabou de passar por aqui.
Eu saía correndo, gritando desesperada e ia para a sala onde eles controlavam os voos e lá eu podia confirmar de fato que o voo de minha família, que pela primeira vez viajava de avião, por minha causa, era o que havia sido acidentado. Conseguia ver por um vídeo as perninhas da minha filha antes de morrer balançando no colo do meu esposo dizendo, "ta bom já pai, agora eu já andei de avião"
Se existisse palavras para expressar o que eu senti naquele sonho eu escreveria aqui. Mas não há. Era uma dor tão grande, tão grande que eu acho que só em sonhos alguém poderia suportá-la. Eu quis me matar, me suicidar, a dor no peito era tão grande que eu queria arrancá-lo de mim, e o mais inusitado, eu me sentia culpada, com ódio de mim mesma por tudo que havia acontecido. Um horror noturno. Cada vez que conto consigo sentir essa sensação de raiva, desprezo e ódio por mim mesma. Era desesperador.

Não falarei aqui de todos os aspectos porque ficaria muito extenso, mas falarei do que considero o principal que é os nossos sentimentos nos sonhos. Uma atitude que estava muito clara pra mim é o fato de que apesar de estar prestes a uma chance de uma tragédia eminente eu tinha a certeza que não iria acontecer nada comigo e que tudo ia dar certo. Alguém poderia dizer que isso quer dizer que eu tenho muita fé certo? LEDO ENGANO. Dentro do contexto do sonho conectado a algumas situações da minha vida, poderia eu refletir a seguinte pergunta: Será que não me acomodei a uma situação em que apesar de não ser a ideal e me causar algumas dores, no final sempre dá certo? Será que de alguma forma eu sempre acho que tudo se ajeita e me escondo atrás desta crença para não agir? Por que fiquei tão desesperada com a notícia? Por que quis me matar? Por que quis arrancar meu coração? Porque essa dor por mim mesma era maio do que a perda em si? Porque eu preciso na verdade arrancá-lo enquanto posso. Preciso arrancar crenças do meu coração e atitudes e moldálo da maneira que deve ser feito para o meu bem.
Sonhos com morte sempre trazem um significado de desvínculo, rompimento. Porque para a nova Eu nascer, é necessário que essa morra. Sempre. A morte não é um fim. Para a árvore surgir, é necessário a morte da semente. A morte é uma transformação.
A pergunta que devo responder é: Vou enterrar o que precisa ser enterrado agora, tomar as atitudes necessárias ainda que doa, ou, como no sonho, ficarei tranquila, esperando o pior chegar (cair o avião) correndo o risco de perder o que mais amo na vida, o desejo de viver, o que é realmente importante? Será que não está faltando mais tomar a minha propria vida nas mãos?
Assim, o sonhar com a morte é um princípio regenerador do sonhador, DE MUDANÇAS DE RAÍZES PROFUNDAS, que deve renovar ele próprio ou suas crenças e valores. E apesar da dor, descobri o que precisa ser mudado e entendi que preciso fazê-lo com urgência! Assim que fizer, posto aqui pra vocês. E você, já sonhou com morte? Comenta aqui pra gente!
Bons sonhos a todos nós!