terça-feira, 16 de agosto de 2011

Seus valores estão alinhados aos seus objetivos?

“Todos os nossos comportamentos e atitudes diárias são realizados em busca de prazer ou para evitar dor” (Tony Robins). Sempre.

Quando temos um comportamento indesejado, pode saber que algum ganho (consciente ou não) bom, confortável e de grande valor pessoal está sendo mantido por trás dele. Já se perguntou assim: “Eu odeio quando faço tal coisa, mas não consigo evitar?” Pois é, saiba que com esse comportamento você está ganhando algo e seu cérebro já descobriu isso e age no “automático”.

Alguns profissionais fazem centenas de cursos, dominam teorias e técnicas ( isso é ótimo), mas, apesar disso, sentem que não estão no lugar onde deveriam estar. Quantos já se sentiram ser mais competentes que o chefe em determinado aspecto? A grande questão é que não paramos pra analisar que para ter determinadas posições na empresa é preciso mais que competência. Antes de mais nada, se faça a seguinte pergunta: É isso que eu REALMENTE quero? Profissionalmente, qual é a vida que você sempre quis?

É impossível pensar numa vida profissional ideal sem pensar em auto-conhecimento – E isto implica em conhecer (inclusive) quais são os seus VALORES. Tomamos inúmeras atitudes todos os dias e por trás de cada uma delas tem um valor envolvido.

A identificação de valores pode ser feita numa sessão de coaching através de perguntas (como quase tudo) que fazem pensar e descobrir o que realmente é importante pra você.

"Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem superficial que nos esmaga". Lya Luf

Conhecer-se é fundamental para alcançar seus objetivos e implica em saber (inclusive) quais são seus valores e o que você é capaz de suportar em determinada posição. As pressões do dia a dia, a cobrança, são fatores a serem pesados. A despeito de todos os cursos que você já fez, (e eu não estou dizendo aqui que isso não é importante, porque é), você consegue definir, com clareza, por exemplo:

  1. Em que circunstâncias você produz muito bem e em que outras você bloqueia, ou reage mal?
  2. Sabe claramente quais são suas fraquezas e fortalezas, o que te prejudica e te fortalece, e consegue trabalhar nelas, tirando vantagem do melhor e minimizando ou eliminando as possíveis perdas ou dores?

Quantas pessoas você conhece que conseguem fazer isso? Quantas sequer conhecem suas forças e fraquezas, ou até mesmo seus valores? O que é importante na sua vida - de verdade?Aposto que pouquíssimas. Não seria interessante descobrir por que tomamos determinadas atitudes, ainda que indesejadas, para saber que ganhos temos tido e manipular nossa vida de tal forma que consigamos ter os mesmos ganhos, mas da forma correta sem nos prejudicar? Não seria melhor assim? E como se faz isso? Quer um pequeno "test drive"?

Vamos lá! (Anote que será melhor)

  • Pense em um comportamento indesejado que você tem às vezes, mas não gostaria de tê-lo, pois lhe traz "prejuízos, incômodos". (uma atitude, uma reação, um gesto...)

- Dê um tempo e pense ... Imagine-se no tal comportamento.

Eu não gosto quando ........................

  • Agora pense: Se apenas esse comportamento pudesse lhe trazer algo de positivo, o que seria? O que você ganha quanto se comporta dessa forma?

Que ganho é esse? Por que ele é importante pra você? Como você poderia mantê-lo tomando atitudes diferentes? Quais?

-E agora reflita honestamente com base resposta acima e escreva:

Um valor importante pra mim é ...................................

  • Como você poderia ter este mesmo ganho, e ainda assim agir de uma maneira que lhe favoreça mais?
Se quiser, faça um comentário, ou poste o seu resultado e tire suas dúvidas!!

"Faça com você, o mesmo que as grandes empresas fazem com os seus produtos: Identifique as suas qualidades e trate de reforçá-las."

Antes de desejar um cargo, uma carreira ou até mesmo uma profissão, avalie seus valores e conclua se essa é a vida profissional que você realmente quer, alinhe-se com a vida e sucesso!

Até a próxima!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cuidado com seus sonhos! (???)


Li essa semana no blog da querida Leila Navarro: "Cuidado com seus sonhos, eles podem se tornar realidade"... Incrível ,não? O pensamento é tudo. Se você chegou lá na sua mente, poderá também chegar na vida real.

“O êxito começa com a vontade.

Se pensa que está vencido, está.

Se pensa que não tem coragem, não o fará.

Se pensa que gostaria de ganhar, mas que não pode,

Não conseguirá…

Se pensa que perderá, já perdeu.

Porque o mundo sabe que o sucesso começa com a vontade,

e que tudo está no estado mental.

Pense grande e seus feitos crescerão.

Pense pequeno e ficará para trás.

Pense que pode e poderá.

Pois tudo está no estado mental.

Nem sempre ganha a batalha da vida o mais forte ou o mais rápido;

porque tarde ou cedo o que ganha

é aquele que crê poder ganhar”.

Napoleon Hills

Lindo, não? Mas e você, o que anda pensando?

Bons e lindos e positivos pensamentos a todos nós!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

"QUEM ME ROUBOU DE MIM?"

"Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

Estava voltando de São Paulo, no aeroporto. Faltando alguns minutos para o embarque, resolvi passar na livraria. Passei os olhos rapidamente por um livro cujo título era algo do tipo “quem me roubou de mim?”. Fiquei curiosa por saber do que se tratava o tal livro. Como poderia alguém roubar-se de si mesmo? E em que sentido?

Não pude deixar de pensar numa época em que (todo mundo já passou por isso) os meus sonhos eram os maiores - e conquistar o mundo não era uma tarefa impossível. Um tempo em que nada nos segurava, tínhamos uma sensação de poder e autoconfiança tão grande que poderíamos falar horas e horas daquele nosso tão sonhado projeto que mais tarde seria engavetado no armário da “realidade”.

A verdade é que não importava se o sonho era grande ou pequeno, era o NOSSO sonho! Era o nosso propósito no mundo. Livres de interferências externas, poderíamos ser quem quiséssemos.

Hoje acordei pensando na frase “quem me roubou de mim” - e quis descobrir quando foi exatamente que me permiti ser seqüestrada para me tornar aquilo que não era eu, mas o que os outros queriam que eu fosse. Pra mim, (embora o autor do livro talvez não se referisse a esse assunto), roubar-se de si mesmo, naquele momento, tinha algo a ver com autenticidade, propósito de vida e realização dos sonhos. Como assim? Quando foi, em que momento perdemos aquele “brilhinho nos olhos” e aquela magia do tudo poder, para ser mais um na multidão? Onde ficaram enterrados aqueles sonhos que satisfaziam a alma, deliciavam o espírito e faziam nosso coração bater a mil por hora?

Em busca de uma falsa maturidade, fomos nos deixando ser roubados pelas opiniões dos outros, os conceitos alheios, as críticas, a vida, enfim... Vamos nos roubando pedacinho por pedacinho e deixando o nosso eu escapar das nossas mãos. Para nos proteger de possíveis desilusões, decepções, tristezas, amigos, familiares e pessoas bem-intencionadas vão minando nossos sonhos com frases do tipo “isso é difícil”, “isso é coisa pra rico”, e a gente acredita. E para cada crença dessas que nos limita, a gente vai roubando aquele nosso eu que era tudo de melhor que poderíamos ter; a nossa essência, o que nos move com paixão no mundo. Assim, nos sequestramos de nós mesmos. E o preço da insatisfação é muito caro: Custa-nos uma vida inteira.

Insatisfeito com a profissão? Com a escolha do parceiro? Com a vida que está levando? Pense honestamente em quais sempre foram seus verdadeiros desejos, sonhos e reflita se não vem se seqüestrando na vida e vivendo pela metade por acreditar, talvez, que este seja seu "destino".

Já dizia o poeta "Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

E nesse sentido, decidi: Eu me proíbo me seqüestrar. Quero uma vida por inteiro.

Sucesso!



Fernanda Peris Silva

fernandaperis@hotmail.com

Professional e Executive Coach

Membro da Sociedade Brasileira de Coach..

Atende no Rio de Janeiro.

terça-feira, 31 de maio de 2011

O QUE É O AMOR PRA VOCÊ?

Sendo adultos, sentimos dificuldades em definir o amor. Raríssimas pessoas o definem da maneira como gostariam ou responderiam àquilo que pensam ser o amor. Mas a verdade é que um sentimento tão complexo não poderia ser definido tão facilmente em poucas palavras, queremos teorizá-lo, fazer dissertações e esquecemos de que apesar de profundo e complexo, a resposta mais completa pode vir na simplicidade, na beleza, nos pequenos gestos.
Um pesquisa feita com crianças entre 4 e 8 anos para responderem o que era o amor, foi uma das coisas mais emocionantes que já ouvi sobre o tema. Cada pérola linda!


Depois de assistir ao vídeo, posta aqui pra gente! E pra você, o que é o amor?
Bjus e muito amor a todos nós!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

VOCÊ JÁ SONHOU COM MORTE?

"Conhece-te a ti mesmo" Sócrates.

Os sonhos contém conteúdos nossos. Eles são nossa realidade interna. Tudo nos sonhos está relacionado a nós mesmos, inclusive as outras pessoas, elas são pedacinhos de nós dentro do nosso sonhos, elas representam aspectos diferentes de nós mesmos.
Os sonhos são nossos amigos e nos ajudam a entender nossas atitudes e comportamentos. Eles trabalham com nossos valores e fazem o possível para nos chamar a atenção para aquilo que precisamos melhorar e mudar e nossas vidas. Eles são o espelho da alma...

Os sonhos com morte, embora sejam os piores porque nos trazem sentimentos ruins, ou pesadelos, são os mais importantes para auto conhecimento e mudanças. Na verdade eles são um grito da alma para despertar para o que é necessário. Os sonhos são nossos amigos e como nossos amigos, falam conosco todas as noites e, se não ouvimos, gritam, através dos pesadelos.

Quase nunca tenho pesadelos, mas essa semana tive um que gostaria de partilhar com vocês:
Sonhei que estava a espera de meu esposo e minha filha num encontro em São Paulo, para onde eles chegariam de avião. Estava ansiosa pela chegada deles pois seria um grande encontro além de a primeira oportunidade de minha filha voar.
O aeroporto estava movimentado e cada uma das pessoas esperava seus familiares. No meio da multidão, pessoas chegando se abraçando e eu olhando para ver se minha familia chegava também. Embora tranquila, a demora estava tanta que resolvi sondar o que estava acontecendo. Saíram 3 aviões do Rio e um deles sofrera um acidente. Meu coração acelerou preocupado, mas continuava tranquila pois tinha "certeza" de que não seria com o avião de minha filha e meu esposo. Algumas coisas mais aconteciam nesse meio, mas a questão é que com a demora eu fui para a pista de pouso dos aviões quando pousava o último avião; e as pessoas saíam e eram recebidas com emoção pelos familiares, até que passava pelo portão do gramado uma última familia. Sem saber que era o último avião eu perguntava a funcionária a minha frente:
- Quando chega o próximo? E ela me responde:
- Esse foi o último, a última família acabou de passar por aqui.
Eu saía correndo, gritando desesperada e ia para a sala onde eles controlavam os voos e lá eu podia confirmar de fato que o voo de minha família, que pela primeira vez viajava de avião, por minha causa, era o que havia sido acidentado. Conseguia ver por um vídeo as perninhas da minha filha antes de morrer balançando no colo do meu esposo dizendo, "ta bom já pai, agora eu já andei de avião"
Se existisse palavras para expressar o que eu senti naquele sonho eu escreveria aqui. Mas não há. Era uma dor tão grande, tão grande que eu acho que só em sonhos alguém poderia suportá-la. Eu quis me matar, me suicidar, a dor no peito era tão grande que eu queria arrancá-lo de mim, e o mais inusitado, eu me sentia culpada, com ódio de mim mesma por tudo que havia acontecido. Um horror noturno. Cada vez que conto consigo sentir essa sensação de raiva, desprezo e ódio por mim mesma. Era desesperador.

Não falarei aqui de todos os aspectos porque ficaria muito extenso, mas falarei do que considero o principal que é os nossos sentimentos nos sonhos. Uma atitude que estava muito clara pra mim é o fato de que apesar de estar prestes a uma chance de uma tragédia eminente eu tinha a certeza que não iria acontecer nada comigo e que tudo ia dar certo. Alguém poderia dizer que isso quer dizer que eu tenho muita fé certo? LEDO ENGANO. Dentro do contexto do sonho conectado a algumas situações da minha vida, poderia eu refletir a seguinte pergunta: Será que não me acomodei a uma situação em que apesar de não ser a ideal e me causar algumas dores, no final sempre dá certo? Será que de alguma forma eu sempre acho que tudo se ajeita e me escondo atrás desta crença para não agir? Por que fiquei tão desesperada com a notícia? Por que quis me matar? Por que quis arrancar meu coração? Porque essa dor por mim mesma era maio do que a perda em si? Porque eu preciso na verdade arrancá-lo enquanto posso. Preciso arrancar crenças do meu coração e atitudes e moldálo da maneira que deve ser feito para o meu bem.
Sonhos com morte sempre trazem um significado de desvínculo, rompimento. Porque para a nova Eu nascer, é necessário que essa morra. Sempre. A morte não é um fim. Para a árvore surgir, é necessário a morte da semente. A morte é uma transformação.
A pergunta que devo responder é: Vou enterrar o que precisa ser enterrado agora, tomar as atitudes necessárias ainda que doa, ou, como no sonho, ficarei tranquila, esperando o pior chegar (cair o avião) correndo o risco de perder o que mais amo na vida, o desejo de viver, o que é realmente importante? Será que não está faltando mais tomar a minha propria vida nas mãos?
Assim, o sonhar com a morte é um princípio regenerador do sonhador, DE MUDANÇAS DE RAÍZES PROFUNDAS, que deve renovar ele próprio ou suas crenças e valores. E apesar da dor, descobri o que precisa ser mudado e entendi que preciso fazê-lo com urgência! Assim que fizer, posto aqui pra vocês. E você, já sonhou com morte? Comenta aqui pra gente!
Bons sonhos a todos nós!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

VOCÊ DÁ O QUE GOSTARIA DE RECEBER??

Um dos vídeos ais emocionantes sobre postura na vida. Vale a pena!! A vida é um eco. Eu acredito. E você? Dê coisas boas e receberá coisas boas na mesma proporção em que dá.

Faça a si mesmo, neste exato momento, algumas perguntas fortalecedoras. Com que se sente realmente feliz em sua vida agora? O que é maravilhoso em sua vida hoje? Pelo que se sente sincera mente agradecido? Tire um momento para pensar nas respostas, e verifique como é bom sentir que sabe que tem razões legítimas para se sentir bem agora.
(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)



Assisti a este vídeo pela primeira vez no blog do Tom R. Ele é um fofo que só põe coisas lindas aqui http://maisdemilfrasesdeefeito.blogspot.com/ Vocês vão gostar!!

E aí, o que acharam? Façam seus Comentários!
Até a próxima!
Bju,
Nanda Peris.

domingo, 24 de abril de 2011

SE VOCÊ MORRESSE HOJE, O QUE O MUNDO ESTARIA PERDENDO?



"Muitos vivem apenas porque estão vivos. Vivem sem objetivos,sem metas, sem ideais e sem sonhos. Não sabem como lidar com suas fragilidades e lágrimas. Sabem lidar com os aplausos, mas desesperam-se diante das vaias." (Augusto Cury)

Gostou da pergunta- título? Intrigante, não? No corre-corre do dia a dia, temos tantas tarefas, em casa, família ou perdemos tanto tempo com tantas coisas insignificantes que raramente (às vezes em uma cena de um filme, em uma conversa com amigo, palestra ou mesmo antes de dormir, quando nos encontramos conosco mesmos) é que paramos pra pensar, por rápidos minutos no que no faz fe
liz, no nosso desejo de estilo de vida, trabalho e contribuição na
sociedade.

E estamos tão longe de nós mesmos que é preciso alguém muito esperto ou um profissional - não para nos dar a resposta certa, mas que faça a PERGUNTA CERTA. Aquela pergunta que faz você rever suas atitudes, repensar crenças sobre a vida, encontrar seu próprio caminho e mudar definitivamente sua vida. Perguntas como:
  • O que realmente me motiva na vida?
  • Que vida ideal eu gostaria de ter?
São apenas alguns exemplos. Mas a minha pergunta de hoje é:

Se você morresse hoje, o que o mundo estaria perdendo?

Consegue pensar e se responder? Difícil? Quando respondi a essa pergunta pela primeira vez, numa sessão de coaching, tirei de dentro do meu peito tantas coisas que estavam guardadinhas lá, desde minha adolescência, que fiquei com o coração que parecia que ia explodir de tanta alegria! Até então estava confusa e não tinha cla
ro o que precisava e devia fazer. Não estava vivendo de acordo com meus valores nem fazendo o que eu fazia de melhor. Mas quando terminei a sessão e escrevi minha missão e propósito vi no texto, um retrato de mim mesma!

De vez em quando melhoro algumas palavras ou releio para me lembrar e motivar a ser aquilo que sei que nasci para ser. Meu propósito e missão ficou assim:

"Minha missão é tocar emocionalmente o mundo, influenciando a vida das pessoas de forma transformadora e positiva, num curto espaço de tempo, com objetividade e sendo sendo pontual em cada questão, utilizando as melho
res técnicas e práticas, respeitando a escolha e desejo de cada indivíduo; transformar seus estados emocionais positivamente, contribuir para que elas vivam de acordo com seus propósitos, sonhos e objetivos, tenham entusiasmo em fazer o que desejam e tenham alegria de viver em abundância porque se tornaram o melhor ser humano que poderiam ser."

Me sinto orgulhosa, livre e feliz toda vez que o leio. Sinto meu coração bater mais forte e constato que ele faz parte de mim.
Se você ainda não consegue responder ao título do post, talvez pudesse repensar no seu propósito e missão de vida. Quem sabe você não esta vivendo longe daquilo que gostaria de ser?O quanto você está vivendo fiel àquilo que você é na sua própria essência? Por que o mundo precisa de você? Em que você é importante no mundo? Às vezes, vivemos tão longe dos nossos propósitos que acabamos nos sequestrando de nós mesmos.
Está difícil descobrir seu papel no mundo? Pensa comigo:
  • Se você não tivesse problema com dinheiro, de geografia ou de qualquer outra ordem, onde gostaria de estar e fazendo o quê?
  • Como seria sua vida ideal? Está longe da que você está vivendo agora? Se a resposta for sim, a boa notícia é: Você pode mudar, utilizando as técnicas certas e tomando as atitudes certas, num período curto de tempo. Quando a gente sabe para onde vai, os problemas nem são empecilhos, mas oportunidades!
Não seria melhor viver assim? Uma vida fantástica cheia de alegrias e atisfação porque você sabe para onde vai??!! Fecho esse texto com mais uma frase de Cury pra dormir pensando nela:

"Desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade porque quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar 100% das vezes..."

Uma vida plena para todos nós!!
bju,

Nanda Peris.