domingo, 24 de abril de 2011

SE VOCÊ MORRESSE HOJE, O QUE O MUNDO ESTARIA PERDENDO?



"Muitos vivem apenas porque estão vivos. Vivem sem objetivos,sem metas, sem ideais e sem sonhos. Não sabem como lidar com suas fragilidades e lágrimas. Sabem lidar com os aplausos, mas desesperam-se diante das vaias." (Augusto Cury)

Gostou da pergunta- título? Intrigante, não? No corre-corre do dia a dia, temos tantas tarefas, em casa, família ou perdemos tanto tempo com tantas coisas insignificantes que raramente (às vezes em uma cena de um filme, em uma conversa com amigo, palestra ou mesmo antes de dormir, quando nos encontramos conosco mesmos) é que paramos pra pensar, por rápidos minutos no que no faz fe
liz, no nosso desejo de estilo de vida, trabalho e contribuição na
sociedade.

E estamos tão longe de nós mesmos que é preciso alguém muito esperto ou um profissional - não para nos dar a resposta certa, mas que faça a PERGUNTA CERTA. Aquela pergunta que faz você rever suas atitudes, repensar crenças sobre a vida, encontrar seu próprio caminho e mudar definitivamente sua vida. Perguntas como:
  • O que realmente me motiva na vida?
  • Que vida ideal eu gostaria de ter?
São apenas alguns exemplos. Mas a minha pergunta de hoje é:

Se você morresse hoje, o que o mundo estaria perdendo?

Consegue pensar e se responder? Difícil? Quando respondi a essa pergunta pela primeira vez, numa sessão de coaching, tirei de dentro do meu peito tantas coisas que estavam guardadinhas lá, desde minha adolescência, que fiquei com o coração que parecia que ia explodir de tanta alegria! Até então estava confusa e não tinha cla
ro o que precisava e devia fazer. Não estava vivendo de acordo com meus valores nem fazendo o que eu fazia de melhor. Mas quando terminei a sessão e escrevi minha missão e propósito vi no texto, um retrato de mim mesma!

De vez em quando melhoro algumas palavras ou releio para me lembrar e motivar a ser aquilo que sei que nasci para ser. Meu propósito e missão ficou assim:

"Minha missão é tocar emocionalmente o mundo, influenciando a vida das pessoas de forma transformadora e positiva, num curto espaço de tempo, com objetividade e sendo sendo pontual em cada questão, utilizando as melho
res técnicas e práticas, respeitando a escolha e desejo de cada indivíduo; transformar seus estados emocionais positivamente, contribuir para que elas vivam de acordo com seus propósitos, sonhos e objetivos, tenham entusiasmo em fazer o que desejam e tenham alegria de viver em abundância porque se tornaram o melhor ser humano que poderiam ser."

Me sinto orgulhosa, livre e feliz toda vez que o leio. Sinto meu coração bater mais forte e constato que ele faz parte de mim.
Se você ainda não consegue responder ao título do post, talvez pudesse repensar no seu propósito e missão de vida. Quem sabe você não esta vivendo longe daquilo que gostaria de ser?O quanto você está vivendo fiel àquilo que você é na sua própria essência? Por que o mundo precisa de você? Em que você é importante no mundo? Às vezes, vivemos tão longe dos nossos propósitos que acabamos nos sequestrando de nós mesmos.
Está difícil descobrir seu papel no mundo? Pensa comigo:
  • Se você não tivesse problema com dinheiro, de geografia ou de qualquer outra ordem, onde gostaria de estar e fazendo o quê?
  • Como seria sua vida ideal? Está longe da que você está vivendo agora? Se a resposta for sim, a boa notícia é: Você pode mudar, utilizando as técnicas certas e tomando as atitudes certas, num período curto de tempo. Quando a gente sabe para onde vai, os problemas nem são empecilhos, mas oportunidades!
Não seria melhor viver assim? Uma vida fantástica cheia de alegrias e atisfação porque você sabe para onde vai??!! Fecho esse texto com mais uma frase de Cury pra dormir pensando nela:

"Desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade porque quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar 100% das vezes..."

Uma vida plena para todos nós!!
bju,

Nanda Peris.



Um comentário:

  1. É maravilhoso para refletir. Achei ótimo.
    Li no seu perfil e vi que és psicanalista.
    Eu tenho 15 anos e me fascino com tudo que vem da consicência humana. Será que podemos conversar e você me ajudar a entender sua profissão?
    Me responda no meu blog e obrigadíssima pelo comentário.

    http://ociopreenchido.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!!