As pessoas mudam e esquecem de avisar aos outros.
(Lilian Hellman)
Hoje andei pensando, tentando encontrar uma explicação razoável para a pergunta: por quê alguns casamentos que parecem tão perfeitos, no modo mais verdadeiro da palavra, acabam? Pessoas que se amam, que têm filhos juntos e querem ficar juntos, mas juntos, fazem mais mal um ao outro do que bem. (?)
Alguém poderia dizer: " O amor acabou", "encontrei alguém melhor", etc etc... Mas isso só seria a ponta de um iceberg. O que faz você não querer mais viver com alguém que um dia você amou?
Edson Celulari e Cláudia Raia pra mim, é um típico exemplo. Gente! Eles não pareciam perfeitos????
A verdade é que como seres humanos enquanto casais deveríamos sempre nos fazer as seguintes perguntas:
- Qual o motivo de estarmos juntos?
- Por que estamos casados?
- O que devemos fazer juntos que não faríamos separados?
- Por que eu amo você?
- Em quê sua presença é fundamental na minha vida?
Se essas respostas não estiverem bem claras para os dois, certamente se perderão em seus caminhos. É como se estivessem andando de mãos dadas e de repente encontrassem uma encruzilhada em que cada um sinta a necessidade de ir para um lado diferente. Não existem mais sonhos incomuns.Não estou falando aqui de divergências de opinião, porque isso é natural e saudável, mas de princípios, valores, daquilo que nos move na vida. O homem cansado de trabalhar, quer morar no campo, a mulher por sua vez, quer aproveitar a cidade já que os filhos estão grandes. Ele quer que ela cuide dos filhos ela quer investir tempo na profissão...
Quando foi que nos tornamos tão estranhos um para o outro?
Se não houver constantemente entre os casais a conversa sobre seus desejos, seus sonhos, seus propósitos para que assim, por causa do amor, um vá se adequando ao outro sem perder a individualidade, correrão um grande risco de conviver anos juntos e um dia se dar conta de que não se conhecem mais.
Certa vez Lillian Hellman escreveu: "As pessoas mudam e esquecem de avisar os outros".
Que tal criar o hábito de conversarmos, inclusive sobre que pensamos a respeito dos filhos, política, religião, família, sexo... Parece óbvio, mas faça uma pesquisa e descubra que pouquíssimos casais conversam sobre coisas tão importantes que revelam quem somos e nossos principais valores na vida, aquilo que é realmente importante para nós.
Que tal criar o hábito de conversarmos, inclusive sobre que pensamos a respeito dos filhos, política, religião, família, sexo... Parece óbvio, mas faça uma pesquisa e descubra que pouquíssimos casais conversam sobre coisas tão importantes que revelam quem somos e nossos principais valores na vida, aquilo que é realmente importante para nós.
Nós não gostamos de imprevisibilidade, nós queremos segurança, em maior ou menor grau, mas queremos. Então, seria bom você dizer, claramente e de forma honesta, quem você é e o que você pensa a respeito de tal coisa. Mas isso é assunto para o próximo post.
Por enquanto, pense nisso: O quanto seus valores sonhos e crenças estão alinhados com seu parceiro? Você já disse a ele ou ela que pensa diferente sobre determinado assunto? O quanto cada um está disposto a abrir mão para que todos tenham suas necessidades atendidas? Você fará descobertas incríveis!!
Uma ótima conversa pra você!!
Nossa Fernanda, li os três posts e inclusive to mostrando pra minha mãe!!! rs Estão muito bons msm, vc nasceu pra isso neh!! rs Continue com o blog, tah realmente muito bom... Eu, vou ficar aqui acompanhando e indicando!!! Bjão Maikon
ResponderExcluirObrigada Maikon! Aproveita e ensina ela usar a internet pra não perder os próximos posts! rs Vai vir muita coisa boa por aí... aguarde!
ResponderExcluirNanda.
Linda, é isso aí!! Parabéns...quanta edificação!! Pode deixar que estarei aqui sempre prestigiando-a por seu sucesso e crescendo com ele. Que Deus te abençoe a cada dia com intensa graça e sabedoria!!
ResponderExcluirbjos...
Cecilia L.
AMEI AS HISTÓRIAS E SEU BLOG!!AMO LER E APRENDER MAIS PARA VIDA.AFINAL,A VIDA SEMPRE NOS ENSINA ALGO.OBRIGADA POR ME CONVIDAR!VOU SEGUIR!BJ
ResponderExcluirAi, meninas (Renata e Cecília), que bom que vocês gostaram! Isso me move a fazer cada dia coisas mais lindas pra vocês... Cecília você é um amooooor! Obrigada por suas palavras. Sucesso a todas nós!!! Tenhamos a vida que a gente sempre quis, afinal, quem nos impede?
ResponderExcluirParabéns, Fernanda tudo muito lindo e com essencia, nos faz pensar em tudo e todos, atos, ações, o que realmente estamos fazendo, agora sempre estarei por aqui, continue iluminando...
ResponderExcluirObrigada amiga... sempre deixe seu brilho aqui, recebo de coração aberto...
ResponderExcluirbjus,
nanda peris